Definição de Zumbido
O zumbido define-se quando os nossos ouvidos são capazes de sentir que há presença de ruído de máquina ou um som estranho (ruídos que as pessoas ficam conturbadas de sentir), na ausência de estímulos sonoros externos. Chamamos de zumbido, o ruído que pode ser ouvido a partir da cabeça ou de dentro dos ouvidos.
De acordo com o relatório de estatísticas médicas, os pacientes atendidos na clínica de ouvido, um décimo tinham zumbido. Depois de ouvir esses pacientes com zumbido, cerca de 15% eram portadores de zumbido grave. Queixavam-se da situação, o que afetou a vida diária dos pacientes, resultando em fadiga física e mental insuportável, mostrando que a severidade do zumbido afeta as nossas vidas.
Categoria de zumbido
Ocorre de acordo com a classificação do tempo de duração: Zumbido transiente (aguda) e zumbido crônico
- Zumbido transiente ou transitório (aguda): refere-se a uma recente geração do zumbido, quando ocorreu em menos de três meses. É menos complicado de encontrar as possíveis causas, melhora e cura mais facilmente.
- Zumbido crônico: refere-se que o zumbido tem perturbado por mais de três meses. Como ocorreu por mais tempo, faz com que os fatores de risco sejam mais complexos.
O tratamento por meio da medicina ocidental é geralmente mais difícil de curar. Mas se o tratamento de acupuntura for realizado de maneira correta, relativamente é mais fácil e levam a bons resultados.
As causas do zumbido
A verdadeira causa do zumbido ainda não é clara, mas a causa mais comum é a doença vascular (por exemplo: veias, artérias e fístula arteriovenosa e outras questões) e distúrbios musculares (por exemplo: músculos da orelha média, e músculos da garganta, problemas da tuba auditiva) que causam o zumbido pulsátil.
Há outras causas das doenças do ouvido externo (por exemplo - bloqueio por cera, otite externa), doenças da orelha média (membrana timpânica, otite média serosa, otosclerose), o ouvido interno (doença de Ménière, drogas ototóxicas, danos de ruído, audição prejudicada senil), nervo auditivo, e doença de vias nervosas (neuroma acústico, endurecimento das artérias do tronco encefálico) e transtornos do córtex cerebral (derrame, doença degenerativa, amnésia), todos esses ou um problema nas vias auditivas, podem produzir som anormal.
Outras causas: 1- insônia, fadiga, 2 – Neurotinnitus, 3 - Problema do envelhecimento, 4- Gripe, 5-Tipos de câncer, tumores. 6 - Estresse emocional, 7. Som barulhento, 8 - problemas endócrinos.
Caracterização do zumbido
A caracterização clínica de zumbido mostra-se muito diversificada, podendo ser unilateral ou bilateral.
Os sons podem ter tom contínuo ou intermitente, tom de alta ou de baixa frequência, ou vários outros sons, como por exemplo: cigarras, cliques, ruídos de máquinas, sons de insetos, tilintar de som com ferro, etc.
Estes podem causar zumbido e reflete a complexidade.
Grau de classificação do sofrimento pelo zumbido
A classificação clínica pode ser dividida em quatro níveis:
Nível I: Você só consegue ouvir o zumbido num local mais silencioso.
Nível II: Você consegue ouvir o zumbido nas circunstâncias ligeiramente mais silenciosas, como quando vai dormir.
Nível III: Você consegue ouvir discretamente o zumbido em um ambiente barulhento, podendo usar a música para encobrir o som do zumbido.
ível IV: Você ouve o zumbido em um ambiente ruidoso, o som do zumbido é muito alto. Este nível é o mais intolerável.
Eficácia do tratamento de zumbido com acupuntura do Dr. Peng
Zumbido e perda auditiva é um sério problema para os médicos, pois o tratamento é de difícil resolução e pode ser também, um sinal de alerta para uma doença grave.
Geralmente o tratamento por medicamento ou cirurgia tem muito pouco efeito, mas no campo da acupuntura para o zumbido e perda auditiva há um bom efeito terapêutico.
Como existem muitas categorias das causas de zumbido, é muito importante que o médico faça um diagnóstico correto antes do tratamento de acupuntura para ajudá-los a escolher o correto diagnóstico dos pontos, assim os pacientes devem procurar ajuda de um médico experiente para obter bons resultados.
Seis questões reguladoras que ajudam no tratamento do zumbido
1. Ajuda na qualidade do sono do paciente.
2. Ajuda a regular o estado psicológico e emocional do paciente.
3. É importante o paciente ter uma rotina diária.
4. A regulação adequada de bons hábitos alimentares.
5. Manter rotina para exercícios.
6. Todos os pacientes devem cooperar com o médico para o seu tratamento. O médico precisa ajudar os pacientes a resolver outros problemas de saúde. Por exemplo: Ensinar massagens para ajudar os pacientes a melhorarem e ter melhor efeito terapêutico. Existem outras partes do corpo do paciente com problemas de saúde, ou dor e outras doenças crônicas, então, o médico deverá fazer o tratamento em conjunto e assim o tratamento para o zumbido vai ter um melhor efeito.
Dr. Peng é focado em ajudar o paciente a fazer um tratamento integral, porque a estrutura do corpo humano é uma relação holística.
Tem foco na medicina chinesa que atua sobre o equilíbrio do corpo humano, Yin e Yang, tais como: fígado, coração, baço, pulmão e rim.
Portanto, somente com um tratamento integral, os pacientes têm um bom estado de saúde, o conceito global de tratamento é muito importante.
Experiências de tratamento do Dr. Peng
Na última década, teve contato com pelo menos 1000 casos.
Atualmente, existem de 8 a 10 pacientes por mês que recebem tratamento de zumbido com idades entre 30 e 85 anos. Quanto maior a idade, maior é a proporção de pacientes com zumbido.
As pessoas com idade superior a 65 anos, 15% dessas pessoas apresentam zumbido, tem dificuldade para dormir e dificilmente conseguem trabalhar, afetando a vida cotidiana.
O tempo médio de tratamento de acupuntura é de 3-6 meses, onde aproximadamente 85% dos pacientes sentem alívio do zumbido. A maioria destes pacientes pode viver uma vida normal. Se tiver baixa frequência auditiva, após o tratamento com acupuntura, os pacientes obtêm melhora significativa na audição, que pode chegar a 90%.
Ao mesmo tempo, há uma melhor qualidade do sono do paciente, podendo também reduzir a depressão, dor física, e melhora de outras doenças crônicas, o tratamento com acupuntura pode realmente fazer os pacientes terem uma vida mais feliz, com confiança.