PACIENTE TRATADO, COM A METADE DO CORPO COMPROMETIDO PELO AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL)
Tão logo o Dr. Peng voltou da China - uma viagem Acadêmico-Humanitária - em julho de 2006, recebeu um morador de Campinas, o Sr. Shigenori, de 77 anos, que já sofria de hipertensão, arritmia no coração e insuficiência na bexiga. Em julho, ele teve derrame, o lado esquerdo do corpo, o braço e a perna ficaram pesados, sem conseguir movimentar-se livremente. O paciente e seus familiares se desesperaram.
Dr. Peng tratou o paciente, e no dia 27, a sua pressão arterial já havia sido regularizada, conseguiu levantar a mão até a orelha direita e tomar banho sozinho.
No dia 4 de agosto, na quarta vez em que ele retornou ao consultório do Dr. Peng, já sentiu o braço e a perna esquerda mais leve, a mente mais lúcida e a palpitação normalizada.
Doença Vascular Cerebral. É a primeira causa de morte no Brasil. Os pacientes normalmente apresentam histórico com hipertensão acompanhada de problemas cardíacos e diabete, com altos índices de colesterol, lipóide e trombose. Na medicina oriental, são vistas como problemas relacionados ao funcionamento do fígado e dos rins.
O Dr. Peng recomenda:
1. Reduza a quantidade de sal na alimentação.
2. Mantenha as atividades diárias regulares.
3. Faça exercícios leves duas vezes ao dia, de manhã e de noite.
4. Mantenha bom humor, menos raiva e preocupação.
5. O acidente vascular-cerebral incide com mais freqüência de manhã e de noite, portanto, evite movimentos bruscos e vá devagar ao banheiro.
6. Coma mais verduras e frutas, lenko ajuda a desobstruir vasos sangüíneos; a orelha de pau amolece os vasos sangüíneos, aumentando sua elasticidade; o sumo de aipo abaixa a pressão arterial; ameixa silvestre reduz o índice de colesterol; e quem sofre de diabete pode tomar chá de goiaba e melancia para abaixar o nível de glicemia.
7. Quem tem prisão de ventre há de tratá-lo primeiro, eliminando elementos tóxicos acumulados.
Primeiros socorros: familiares de paciente hipertenso com derrame prestem atenção: quando o paciente sofre um acidente vascular-cerebral, furem imediatamente as pontas dos dez dedos com uma agulha esterilizada, deixem sair o sangue sem mexê-lo, esperem até ele retornar a consciência e levá-lo ao hospital. Esse procedimento de primeiros socorros pode evitar 90% de seqüelas. Quanto mais cedo o acidentado receber o tratamento com acupuntura, mais rápida será a sua recuperação.
O Dr. Peng acumula muitas experiências em tratar pacientes que sofrem de acidente vascular-cerebral. Para ele, prevenir é sempre melhor que remediar. Além disso, já fez várias palestras sobre a prevenção e os primeiros socorros quando ocorre o derrame, e espera que o jornal e as associações possam organizar em parceria novas palestras, beneficiando leitores hipertensos e diabéticos que fazem parte dos grupos de alto risco de acidente vascular-cerebral.
(Artigo publicado no jornal "São Paulo Shimbun" – São Paulo)